quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Varge | A melhor Posta é no Careto


Se há lugar onde se pode comer uma boa Posta, esse lugar é o Careto.
No lugar de Varge, freguesia de Aveleda, concelho de Bragança, não é preciso estar bem documentado para chegar ao Careto. Basta abrir a janela do carro e perguntar. Por ali pouco mais há. Em Varge, aldeia onde os novos partiram em busca de outra sorte, são poucos os que resistem. A estrada para Bragança não é má (já vi piores). Mas vale sobretudo, a estrada, pela paisagem encantadora do Parque Natural da Serra de Montesinho

No Careto é obrigatória a Posta Mirandesa, mas recomenda-se acompanhar o tinto e o pão caseiro com os enchidos, assados ali mesmo à nossa frente na lareira ao fundo da sala. O chouriço de carne é uma maravilha! A farinheira também… As tapas de queijo e presunto, idem.
Os espanhóis são grandes apreciadores do bacalhau da casa.
Que se aconchegue o estômago e se aqueça a alma, que se o dia for de passeio, vale a pena seguir a estrada que nos leva a Rio de Onor, bem perto da fronteira com Espanha. 
Se coincidirem a vossa visita com o período de natal ou de reis, é bem provável que sejam envoltos pela “festa dos rapazes” e que avistem os caretostradicionais.

Trás-os-Montes e o Careto bem podem ficar a quatro horas de distância, que a viagem será sempre tempo bem empregue.