terça-feira, 15 de abril de 2014

DUAS RODAS: Marinhais - Montemor-o-Novo

Objectivo: Montemor-o-Novo (73 Km)

Deixamos a vila de Marinhais pouco depois das 7 da manhã com o objectivo de chegar a Montemor-o-Novo. Uma “etapa” de cerca de três horas com saída do coração do Ribatejo e chegada ao Alentejo. Manhã com algum nevoeiro que nos acompanhou em cerca de 80% da viagem.


Os participantes em ritmo tranquilo, aproveitando a paisagem...
(Estrada Nacional 114)

Apesar do piso algo irregular, a estrada que liga Foros de Vale Figueira a Montemor-o-Novo oferece um passeio tranquilo e com paisagens luxuriantes.
(Estrada Nacional 114)

Entre Foros de Vale Figueira e Montemor-o-Novo há um lugar bastante conhecido, sobretudo depois de ali ter sido realizada uma cena do filme "Amo-te Teresa". Dezenas de cegonhas escolheram este local para a sua casa.





A paisagem não engana. O sobreiro é agora a árvore dominante. É o símbolo de garantia do Alentejo. E à medida que nos vamos aproximando de Montemor, brotam do solo enormes pedras, tornando ainda mais singular a paisagem.


O casario típico alentejano é outra das imagens de marca. 
As casas caiadas e as enormes chaminés rectangulares.


Por fim, a chegada a Montemor. Uma subida mais "exigente" até ao castelo que logo é compensada pela magnífica vista. Diz-se que este Castelo começou a ser construído em 1203. 
Já que ali estamos, aproveita-se a oportunidade para aconchegar o estômago no Rei das Bifanas, ali ao lado do Tribunal.


Depois, o regresso. Vencida a subida de Lavre, é hora de rolar até ao Ribatejo em troço maioritariamente plano.