terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mercado Diário de Marinhais. Que Solução?


O Mercado Diário de Marinhais foi encerrado pela ASAE há quase 2 anos. A Sra Presidente da Junta de Freguesia abriu entretanto uma Página para que se encontrem soluções para aquele espaço. Pois bem, aqui está o meu contributo.

O espaço merece ser requalificado e aberto à população. Dotá-lo das condições básicas para que ali possa renascer um Mercado Diário onde os produtores locais possam escoar a sua produção.


Marinhais tem bastantes produtores. Mel, azeite, enchidos, vinhos, legumes, frutas, doces, etc, etc. Produtos de grande qualidade e certamente a preços bastante competitivos. Marinhais quase que duplica a sua produção ao fim de semana. Pessoas que escolheram esta vila para sua segunda residência. Pessoas que valorizam (e muito) este tipo de artigo (de produção quase biológica). Sugiro à Junta de Freguesia e à sua Presidente que experimente organizar a venda de produtos de produção local no Mercado Diário. No caso de ser impossível para já a utilização das instalações do actual mercado, deixo uma sugestão (imagem em anexo) alternativa. Se existir realmente vontade para o fazer, esse evento tem “pernas” para andar. Ficar de braços cruzados à espera de melhores dias é que não ajuda nada. Se até ao final do ano a Junta de Freguesia não dinamizar uma actividade deste género, faço questão de reunir vontades para que Marinhais possa ter em breve um Mercado que reúna os produtores locais.