terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Baptista Bastos esta quinta feira na Cabana

Onde É Que Você Estava No 25 de Abril?
Quem, nascido antes dos oitenta, não se lembra desta frase, milhares de vezes repetida e tornada anedota recorrente no nosso dia a dia. Até o "saudoso" Herman de outros gloriosos tempos, a caricaturou, fazendo um boneco hilariante?
O autor dessa pergunta é o escritor, ensaista e jornalista Baptista Bastos, que dirigia um pequeno programa na RTP, de nome Conversas Secretas, e que servia para entrevistar escritores, músicos ou até políticos. Durante a “amena cavaqueira”, colocava sempre a mesma questão ao convidado do momento: “Onde é que você estava no 25 de Abril?”
A verdade, é que Baptista Bastos não se encerra nesta frase, sendo um grande defensor das liberdades e um humanista, desde os tempos em que se juntou ao movimento neo-realista, em pleno Estado Novo salazarista.
Por coincidência, ou não, a última tertúlia na Cabana dos Parodiantes, foi dedicada ao Alves Redol, amigo desses tempos de Baptista Bastos.
Na próxima 5ª feira, 16 de Fevereiro, vamos celebrar alguém que está vivo e de boa saúde, Baptista Bastos, uma lenda do jornalismo, um romancista de excepção, só para nós, na Cabana...que privilégio!