terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MailArt na Cabana dos Parodiantes

A cabana dos Parodiantes, em Salvaterra de Magos, recebe até ao próximo dia 20 de Dezembro uma exposição única.  A Exposição "O Planeta Terra é uma grande Ilha com um imenso Oceano à volta", é o 3º evento desta natureza em Portugal e provavelmente o maior, tendo em conta que se trata de 125 postais de autores provenientes de 25 países dos 5 continentes.


Ao longo da história da arte, muitos foram os meios explorados pelos diversos artistas, com o intuito de celebrarem a sua criatividade, e de divulgarem suas obras perante o público e meio artístico. Eis que surge então, na década de 60, o movimento designado por Arte Postal (MAIL ART) ou Arte por Correspondência, que tinha como principal vantagem o poder de ser auto-suficiente, no caso das Artes Plásticas, permitia fugir ao circuito das Galerias de Arte, local onde nem sempre oportunidades de exposição existem. Os artistas conseguiam assim que o seu trabalho ou parte dele, fosse apreciado a uma escala internacional sem barreiras e burocracias, criadas pelos locais normalmente vocacionados para a sua exploração. Para além do factor de troca de correspondência entre artistas, a Arte Postal permite a criação de uma rede de contactos onde experiências podem ser partilhadas. O mesmo movimento, continua actualmente activo, por vezes poderá ser conectado como outsider ou alternativo, no entanto, muitos artistas o mantém, como era o caso de Ray Johnson's um dos seus principais impulsionadores.
nem arte), mas provavelmente o primeiro exemplo de Arte Postal será através de um desenho pictórico que o artista inglês William Mullready (1786-1863) criou para ser impresso nos envelopes de "Penny Post" na Grã-Bretanha em 1840, como também W. Reginald Bray (1879-1939) conhecido como "O rei dos autógrafos", que em 1898 começou a testar os limites e regras do sistema de correios Britânico, enviando todo o género de objectos adornados apenas com um selo postal. Eventualmente, ele enviou-os a si mesmo.

Sendo este um movimento que tem fortes influências no Dadaismo e no Fluxus, no entanto, convém sublinhar que alguns MailArtists defendem que a arte postal teve a sua origem quando Cleoptra enrolada num tapete se entregou a Julio Cesar (no entanto isto não é correio
Resumidamente podemos indicar, que Arte Postal é o processo criativo pelo qual é usado como meio de transmissão o tradicional serviço dos Correios, e por isso, postais, envelopes, selos ou carimbos, são alguns dos suportes em que é possível a expressão desta arte. Os Artistas utilizam principalmente técnicas como colagens, pintura, desenho, escrita, fotos, arte digital etc., para além de ser um movimento onde todos podem participar , independentemente de serem artistas ou não, somente à que reter uma pequena regra, quando alguém envia algo para outra pessoa, essa mesma não tem obrigatoriedade de enviar algo em troca.