terça-feira, 10 de março de 2009

mudar de vida

Rui Silva mudou de vida.
Trocou o Cartaxo pelo Norte. Mudou de treinador, atirou as lesões para trás das costas e fez-se à vida. E em Turim fez-se à Medalha de Ouro. Com a fibra de campeão que muitos lhe identificam explicou no final que quando percebeu que a corrida estava a tornar-se demasiado lenta, assumiu a responsabilidade. “Tinha de eliminar a probabilidade de um sprint final rápido, onde provavelmente seria batido por muitos corredores”. Assim, sem mais nem menos, explicou que a táctica o ajudou a vencer os 1500 metros de pista coberta. Uma vitória que lhe justifica a mudança de vida.
Rui Silva arriscou e deu-se bem com a aposta. No desporto como na vida, há mudanças que exigem coragem, determinação. E que posteriormente são recompensadas em dobro.

No último fim-de-semana de Março, as ruas de Salvaterra vão receber cerca de mil atletas na prova dos 12Km de Atletismo. E a par da competição, realiza-se mais uma Caminhada. Competindo ou simplesmente participando, centenas de pessoas vão praticar desporto num gesto cada vez mais regular e constante. Um gesto que se saúda.

A prática da caminhada pedestre está a conquistar cada vez mais adeptos. Alia-se a melhoria da condição física à descoberta de pequenos recantos por onde passamos todos os dias, sem darmos conta das maravilhas que temos “à nossa porta”.
A Câmara de Salvaterra de Magos está a promover um projecto interessantíssimo, com um conjunto de caminhadas temáticas. Na primeira de 2009, estiveram cerca de 200 pessoas, descobrindo trilhos e caminhos pelo Paúl de Magos.
O Desporto faz bem à saúde. E é fantástico descobrir exemplos de pessoas que combateram a letargia a que tinham votado a sua condição física, participando neste género de iniciativas.

Peça o divórcio ao seu sofá e faça-se ao caminho. As próximas caminhadas estão já aí. Em troca oferecem-lhe mais saúde, boa disposição e quem sabe, uma nova forma de olhar a vida. Se resulta com o Rui Silva, porque não pode resultar consigo?
Texto publicado na primeira edição de Março do Jornal Mais Região