terça-feira, 20 de janeiro de 2009

yes ... we can

O vídeo que se segue foi já visto por mais de 15 milhões de pessoas.
E em termos de Marketing, é o vídeo mais bem conseguido que conheço das campanhas dos dois candidatos às eleições nos Estados Unidos. E julgo que hoje, no dia em que se diz estar a escrever uma importante página na história mundial, se está sobretudo a verificar a importância do Marketing na eleição de um candidato.
Não sou pessimista. Muito pelo contrário. Gosto de ver sempre o lado positivo das questões. Mas assusta-me toda esta euforia em redor do novo Presidente dos USA.
Toda a campanha, todos os testemunhos, todos os creres me parecem apontar para uma "teatrealização" que nos pode alimentar ilusões, mas que em breve acabará por revelar a verdade. Há quem diga que nasceu um Mito. Eu tenho dúvidas disso. Sou um crítico do modelo americano, e tenho sempre muitas reticências sobre o que vem da América.
E apesar de assumir que votaria Obama, também assumo que todo este "romance" escrito à volta do novo Presidente me parece verdadeiramente assustador.
Ou talvez o que nos falte deste lado do oceano seja um líder com carisma. Capaz de nos fazer acreditar e dizer de boca cheia "SIM, Nós Podemos!"