quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

um grande filme em francês

No passado fim-de-semana estive no cinema. Estava curioso por ver “A Turma”. O título original “Entre Les Murs”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano, é um olhar cru e angustiante sobre os parâmetros de educação e disciplina, sobre a pedagogia e a desresponsabilização, a dificuldade de revestir a figura do professor das doses adequadas de autoridade e companheirismo que lhe permitam, por um lado, educar e impor limites, e, por outro, compreender e inspirar jovens em formação.
O filme é bom. Mas assusta-me. Assustou-me.
Porque tenho amigos professores que me falam desta geração que está na escola, e que tem uma cultura geral miserável. Que não tem a mínima noção do básico para poder viver uma vida em sociedade. A culpa começa em boa parte na educação que é obtida em casa. Ou a falta dela. Esta é uma questão que me preocupa seriamente, e que deixa preocupado qualquer pessoa que vê “A Turma”. Recomendo vivamente.
O filme decorre em 90% da sua acção numa sala de aula. Mas nem damos por isso.

Consulte o site oficial do filme clicando aqui.