sexta-feira, 21 de novembro de 2008

excesso de Velocidade? ou Estupidez?

Em Portugal há uma polícia de trânsito que gosta de se fazer passar por uma Polícia Secreta. Esconde-se atrás de moitas, arvoredos, paredes e tudo o que possamos imaginar, só para passarem despercebidos aos sacanas dos condutores que têm o pé pesadote.
Política de prevenção? Que raio é isso?
O verdadeiro BT da GNR não sabe do que se trata quando falamos de prevenção. Num país de doutores e engenheiros, os BT gozam de um estatuto especial. Implicam por tudo e por nada, abordam o cidadão/condutor como se fosse um tipo em constante transgressão e adoram pavonear-se com o chapéu de branco imaculado.
Cidadão que é influente, tem de ter pelo menos um amigo na BT. E gosta de se gabar disso.
Ainda esta semana vi uma reportagem sobre uma campanha lançada pelo Governo Civil de Lisboa a propósito de sinistralidade nas estradas portuguesas. Concordo totalmente com a campanha, mas julgo que a Governadora devia em primeiro lugar “chamar à pedra” os responsáveis da divisão de trânsito da GNR, e ensinar-lhe algumas boas maneiras.
Eu gostava muito de poder respeitar a farda e as insígnias de um BT, mas não consigo.
Não consigo, pelo menos enquanto continuar esta vergonhosa Caça à Multa que vai percorrendo o país. E que além de ser injusta para quem conduz, coloca os militares em cenários verdadeiramente patetas.

Resolvi escrever este texto após ter recebido um vídeo bastante “interessante” sobre a relação Condutor/Polícia. Enjoy!