segunda-feira, 1 de setembro de 2008

campeões da Dedicação

Hoje, faço publicar a minha crónica que sairá esta semana no Jornal Mais Região.
Gostava ainda de vos dizer, que pelo facto de ter ficado sem computador portátil e por ter perdido alguma informação, não estarei a actualizar a Janela com a regularidade que pretendo.
Mas a vossa visita é sempre bem-vinda.
"Ainda a propósito da crónica da última edição, onde abordei um cenário de morte lenta no futebol distrital, quero deixar aqui o meu contributo e a minha sugestão para um futuro modelo competitivo organizado pela Associação de Futebol de Santarém.

À semelhança do que está a acontecer com a Taça do Ribatejo, parece-me óbvio que é preciso implementar um quadro competitivo que permita a realização de mais jogos num curto espaço geográfico, evitando deslocações dispendiosas, que regra geral não representam benefício para ninguém.

Face ao cenário de desistência de vários clubes nas provas organizadas pela Associação de Futebol, há que encontrar soluções rápidas para alguns dos motivos evocados pelas equipas. A solução deve passar pela redução dos valores de inscrição de cada atleta, redução de despesas com arbitragem e policiamento. Um pouco à imagem do que acontece com as provas organizadas pelo Inatel.

Felizmente, o “distrito desportivo” não se cinge ao Futebol. Nos Jogos Olímpicos, estivemos representados em várias modalidades, com particular destaque para as prestações de atletas em Trampolins e Marcha.

No desporto, como em tudo na vida, o êxito só é possível alcançar com trabalho, esforço e dedicação.
Neste âmbito, existem dois projectos desportivos que têm alcançado diversos êxitos, devidamente sustentados por muito trabalho e empenho de treinadores e atletas e que tenho a oportunidade de acompanhar, ainda que à distância. De facto, os Trampolins da Associação Desportiva de Salvaterra de Magos e o Clube Náutico da mesma localidade são uma janela de esperança e uma brisa fresca no que diz respeito ao capítulo competitivo.

Uma nota final que, com alguma mágoa, partilho convosco. Depois de vários anos a liderar a imprensa desportiva de praticamente todo o distrito de Santarém, a RCA-Ribatejo decidiu terminar com a sua secção de desporto a 31 de Agosto. Desempenhando a missão (nem sempre fácil e nem sempre compreendida ou respeitada) de informar, as rádios regionais estão também elas a contribuir, com estas decisões, para que o universo desportivo tenha menos visibilidade e, por consequência, cada vez menos interesse para quem é patrocinador e espera um retorno do investimento. A rádio pode ter no desporto um produto pouco rentável, mas é dever destas estações emissoras fazer eco do que se passa na sua terra.
Espero, sinceramente, que o grito do gooolo regresse em breve ao éter".