sexta-feira, 8 de agosto de 2008

morte lenta no Futebol Distrital

Neste mês de Agosto resolvi dar início a uma colaboração com o jornal Mais Região.
Todas as quinzenas assinarei um artigo de opinião na página de desporto.
Os leitores da Janela serão os primeiros a ler esse artigo.
Este primeiro artigo fala de notícias menos boas, mas que mais tarde ou mais cedo seriam inevitáveis. É este o cenário.

"O futebol distrital vive dias de amargura.
Depois da saída de cena de clubes emblemáticos, como o caso do Coruchense, as últimas semanas confirmam a morte do futebol de competição em clubes de dimensão maior. União de Santarém, Chamusca, juntam-se a Abitureiras, Seiça e Benavente nesta onda de agonia que vai fazendo capa de jornal.

Aqui bem perto de nós, dois clubes que já foram grandes, tiveram de aprender a começar praticamente do zero. Vilafranquense e Alverca militam hoje nos distritais de Lisboa e são o exemplo que às vezes quanto maior é o passo, maior é o tombo.
Mas... mostraram também que não há vergonha nenhuma em recomeçar todo o processo competitivo. Demonstraram que é possível sarar algumas das feridas do passado e que na verdade, o importante é assegurar a continuidade das camadas de formação.

Face ao actual panorama, a Associação de Futebol de Santarém adiou para data a anunciar, o sorteio dos campeonatos de futebol e quer-me parecer que há mais clubes que estão na eminência de fechar as suas portas.
Num momento tão delicado da vida desportiva da região, parece-me lógico que se exija à entidade que organiza os campeonatos, medidas que apoiem os emblemas e evitem o encerramento de novos clubes.

É urgente encontrar solução junto dos Serviços de Finanças Distrital para um pagamento de dívidas a longo prazo e a criação de um regime especial para clubes e colectividades que defendem acima de tudo o interesse público.

O futebol no Distrito de Santarém, salvo algumas (poucas) excepções, está moribundo e sobrevive ligado a uma máquina velha e obsoleta.
Vamos continuar a assistir impávidos a esta agonia"?

Para ilustrar o artigo aqui na Janela, escolhi esta foto que captei no fim-de-semana passado, nas obras do novo Complexo Desportivo de Marinhais. As obras seguem em bom ritmo. Escolhi esta foto, que demonstra de alguma forma, que apesar do cenário que se vive no âmbito distrital, nem tudo são más noticias. Em Marinhais, as crianças e jovens da minha terra vão poder treinar o seu desporto favorito em condições dignas.