sexta-feira, 8 de agosto de 2008

gente como Nós

Este país anda a deixar-me preocupado!
Ontem, dois tipos armados, sequestraram os funcionários de uma agência bancária em Lisboa. Após longas horas de espera, a polícia agiu, matando um dos sequestradores e ferindo o outro.

Apesar de me preocupar a crescente onda de violência que se nota na cidade, o que mais me preocupa é a reacção da maior parte do povo que tenho ouvido. O valor que se dá à vida humana é cada vez mais insignificante.
“A polícia matou um? Deviam era ter morto os dois para ver se isto acaba de vez!”.

Assim, a sangue frio. É esta a reacção que se ouve a muitas das pessoas que comentam o caso. Preocupa-me um país onde a opinião pública chegou a este estado.
Preocupa-me um país onde há cada vez mais imigrantes ilegais, onde não há política decente de imigração, onde não há apoio decente a quem deixou um país lá longe para tentar a sua sorte na Europa, em busca de uma vida melhor.

Ninguém nasce com uma arma na mão, são as voltas e voltas da vida que às vezes nos fazem cometer erros, tantas vezes imperdoáveis. Mas todas estas pessoas que não nasceram em Portugal, mas que estão aqui à nossa volta, merecem a nossa atenção e o nosso apoio. São Gente como Nós.