quinta-feira, 3 de julho de 2008

apanhado no engarrafamento

Lisboa é um dos meus lugares de eleição.
Foi a cidade que me conseguiu fascinar quando eu tinha 20 anos e era assistente de produção num programa de televisão que abordava apenas assuntos sobre Lisboa.
O GLX apresentado pela Paula Moura Pinheiro era um programa diferente, mas foi sobretudo uma experiência de vida enriquecedora e uma forma de eu ficar a conhecer Lisboa em muitos dos seus mais magníficos recantos, histórias e tradições.

Ontem, apanhado por um daqueles engarrafamentos habituais a caminho da ponte, viajei no tempo e recordei o dia em que estive no topo do Aqueduto das Águas livres, de onde se tem uma vista fabulosa sobre um pouco da cidade de Lisboa.
A cidade das 7 colinas, que eu vejo tantas vezes desprezada, tem uma luz única, tem Alfama, a Costa do Castelo, Belém, o Bairro Alto, o Tejo, o Chiado e os jantares no Restô. E eu aprendi a amar Lisboa. Mas confesso, aquele engarrafamento de ontem fez-me cair na real.
Mais depressa me apanham a viver no Porto, do que em Lisboa. Porque o Porto a bem dizer, ainda conserva alguma da doce ruralidade e inocência que entretanto Lisboa perdeu. Alimento esta relação de amor com estas duas cidades. Mas se tivesse de optar por alguma delas, a decisão estava tomada.
Crédito Foto: MOD