sexta-feira, 6 de junho de 2008

a Justiça não vê TV

O Tribunal de Lisboa proibiu a RTP de emitir antes das 22:30h a corrida de touros prevista para este domingo às 17h, por considerar que o programa é violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes.

Este país é engraçado.
Se tourada é sinónimo de espectáculo “violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes”, porque não se define este como um espectáculo apenas para M18 e, quando emitido na TV, ter honras de bolinha vermelha no canto superior direito?
E já agora, porque não fazer o mesmo com os filmes do Rambo que passam ao Domingo depois do almoço?

Ou talvez resida aqui a explicação para a cambada de canalha mal-educada que se vê por esses restaurantes a desrespeitar os pais. São afinal esses meninos, espectadores de “touradas”.

Eu assisti uma única vez a uma tourada em Praça. E gostei. Mas não sei se sou adepto da tourada ou não. Não sei. Sou defensor dos direitos dos animais, gosto de animais, e confesso que ainda hoje não sei muito bem de que lado me devo colocar nesta questão das touradas.

Aprendi a respeitar quem gosta. E hoje percebo porque há gente que assiste a esse espectáculo com a mesma paixão e emoção com que eu vibro, por exemplo, com um golo da nossa selecção.Não sou defensor da tourada. Mas respeito quem a define e entende enquanto Arte.