sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

eu tenho Pena... deles

Seis alunos da Escola Agrária de Santarém vão ser julgados por um crime de ofensas à integridade física qualificado na sequência de uma praxe a uma aluna, no início do ano lectivo 2002/2003.

No início do ano lectivo 2002/2003, a aluna dirigiu-se à PSP de Santarém e apresentou uma queixa, na qual alegava ter sido vítima de praxes violentas por outros alunos da Escola Agrária. Uma das situações descritas tinha a ver com uma ida a uma quinta na periferia da cidade onde terá sido coberta com esterco de animais.Refira-se que este ano, o ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, já recebeu uma queixa de um aluna que diz ter sido vítima de praxes violentas em Bragança. (texto DN)

Não faço ideia de como é nos outros países, mas em Portugal, para se tirar um curso superior, instaurou-se uma moda de que os caloiros têm de passar por um período de “adaptação”, que na maioria dos casos não é mais que subjugar alunos recém chegados às faculdades a praticar um cem número de palhaçadas infelizes, por ordem dos alunos mais velhos.

Num país em que milhares frequentam o ensino superior, e têm por destino (infelizmente) o desemprego, porque a qualidade do ensino e dos alunos é cada vez mais deficitária, o gesto da praxe é só mais um exemplo da tristeza e do estado moribundo em que caiu a instituição Escola.

E há uma geração (a minha), que esqueceu pequenos detalhes tão importantes como a boa educação e o respeito pelo próximo. E para os que estão em julgamento… qualquer pena será pesada demais. Porque dá pena vê-los existir.