segunda-feira, 10 de setembro de 2007

o Hino. Sempre o Hino!

Sempre que ouço o Hino Nacional, eu paro, escuto e olho.
Cumpro a velha máxima, porque está em causa um símbolo da minha Nação.

Estranho quando vejo um Deco ou um Scolari a “apropriarem-se” de algo que não lhes pertence. E duvido que ambos sintam “A Portuguesa” da mesma forma que um português o sente. E como o sentimos?

Imagino que todos o sintam de forma diferente. Eu sinto-o sempre da mesma forma. Com um frio que me percorre a espinha de alto a baixo, e uma lágrima tantas e tantas vezes difícil de conter.
Escrevo este texto a propósito das lágrimas que os Lobos verteram, quando ouviram o Hino antes do jogo com a Escócia. Tento imaginar o que vai no lugar mais dentro daqueles bravos atletas. E ao vê-los emocionados, emociono-me com eles.

Ó Pátria, sente-se a voz!
Dos teus egrégios avós.

A Voz há-de guiá-los à vitória. E espero que o dia de amanhã seja, apesar das dificuldades de todos nós, mais um dia de vitórias e conquistas.
Obrigado aos que periodicamente passam pela Janela!